Construção das sedes próprias dos CAPSs está em ritmo acelerado
As sedes próprias dos Centros de Atenção Psicossocial (CAPS) estão sendo construídas em ritmo acelerado para melhor atender à população que necessita de serviços de saúde mental. Essas novas unidades representam um avanço importante na ampliação e qualificação do atendimento psicossocial no município. Estão sendo construídas as sedes do CAPS Álcool e Droga (AD III), na rua Amaro Duarte, Nova Betânia; CAPSi (Infância e Adolescência), localizado na rua Manoel Leonardo, bairro Abolição II; e CAPS II Antônio Herculano, situado à rua Jornalista Jorge Freire, Nova Betânia. Os investimentos nas três obras superam R$ 7,8 milhões. Em construção na avenida Alberto Maranhão, bairro Alto da Conceição, o CAPS Mariana Neumann, quarto equipamento, conta com uma área com mais de 590 metros quadrados construídos. São mais de dois milhões e 500 mil reais investidos.
Com infraestrutura adequada e equipes qualificadas, os CAPS poderão oferecer um acolhimento mais humanizado e eficiente aos pacientes. Além disso, as novas sedes próprias contribuirão para desafogar outros serviços de saúde mental, como hospitais psiquiátricos, fortalecendo a política de desinstitucionalização.
Cada equipamento tem mais de mil atendimentos realizados por mês. No CAPS Álcool e Droga as internações acontecem mensalmente e os atendimentos aos pacientes que passam o dia nas unidades. É um avanço tanto para os pacientes que necessitam dos equipamentos como para os profissionais que há muitos anos fazem esses atendimentos em casas improvisadas. Agora estão construindo os CAPSs com todas as normas e a qualidade necessária para a população.
A construção das sedes próprias dos CAPSs é uma conquista da luta antimanicomial e representa um passo significativo na consolidação da reforma psiquiátrica no Brasil. Com essas novas estruturas, a tendência é que o cuidado em saúde mental torne-se mais acessível e qualificado para toda a população
📸 João Batista Fernandes / SECOM
É BRONCA!