COMUNIDADE DO CÓRREGO MOSSORÓ CELEBRA ENTREGA DA ESCOLA FRANCISCO FRANÇA REVITALIZADA
Foto: Célio Duarte (Secom/PMM)

Um sonho de décadas que se concretiza. A comunidade do Córrego Mossoró, zona rural, celebrou, com emoção, a entrega das novas instalações da Escola Municipal Francisco França, realizada na tarde desta quinta-feira, 2, pela Prefeitura de Mossoró. A unidade de ensino, que possui 19 alunos matriculados em duas turmas, recebeu amplos serviços de manutenção, estando agora em condições dignas para acolher os estudantes, professores e pais.

Regina Célia, que é moradora do Córrego Mossoró e já foi aluna da Escola Francisco França, possui dois filhos que estudam hoje no equipamento: Davi Rian, de quatro anos, e Samira Rodrigues, de 10 anos. Ela conta, emocionada, o que sentiu ao entrar na escola 100% revitalizada.

“Uma sensação única. A gente fica até emocionada, porque eu já fui aluna dessa escola, estudei há mais de 20 anos aqui, e agora está totalmente diferente. É mais conforto para os nossos filhos, salas climatizadas, material novo, fardamento. É só gratidão. É uma grande vitória para a nossa comunidade, porque a escola é um patrimônio nosso, e ver ela hoje reformada é um sonho realizado”, disse.

Maria Helena também é mãe de estudante da Escola Francisco França. Sua filha, Jennifer Evelyn, tem síndrome de Down. Helena revela, com alegria, que além da unidade agora estar revitalizada, também conta com a presença de auxiliar de sala. 

“É uma honra muito grande. Nós nunca vimos nosso colégio tão lindo, com central de ar, foram trocadas portas, carteiras. Nas gestões passadas, minha filha, que é especial, ficou três anos sem estudar, porque não tinha auxiliar para ela. Assim que essa gestão assumiu, ela começou a estudar, porque agora tem auxiliar. Só temos a agradecer”, disse.

A pequena Noemyr Rosário vai estudar pela primeira vez esse ano. Sua mãe, Rosângela Rodrigues, destaca as boas condições que a filha terá na unidade. “Minha filha vai ter mais conforto, porque eu passava e via que a escola não era de boa condição, era muito desgastada. Eu sei que ela vai estar em boas mãos, uma escola com ar-condicionado, que antes não tinha, agora tem tudo novo, tudo em ordem. Minha filha vai estar em um colégio bom”, pontuou. 

Noemyr Rosário vai estudar pela primeira vez na Francisco França

Para as crianças, a nova estrutura da escola também é motivo de festa. “Gostei, porque está linda. Gostei de tudo”, afirmou Luís Miguel, de quatro anos. “Estou achando bonita, porque pintaram ela. O que eu mais gostei foi do ar-condicionado”, acrescentou Daniel Joaquim, de cinco anos. “ A sala está fria, gostei. A escola era feia, agora é bonita”, comentou Maria Alice, de cinco anos. “Está muito confortável. Antes era calor, muito quente, agora é tão geladinho. Gostei. Acho que vou aprender mais. Estou muito feliz”, reforçou a estudante Samira Rodrigues.

Samira Rodrigues, 10 anos

Docente da Rede Municipal há mais de 30 anos, Aracy Neide lembra que, antes da revitalização, a escola sofria com infiltrações e outros problemas estruturais. Agora, a realidade é outra. “Melhorou tudo. Quando chovia, tinha muito infiltração. Eram dois ventiladores, mas as salas eram muito quentes, e aí a gente ficava com muito calor. Agora com certeza não vamos mais ter esse problema, porque já tem as centrais”, frisou.

Para a secretária municipal de Educação, Hubeônia Alencar, as entregas realizadas na zona rural têm sempre um significado ainda mais especial. “Nós estamos hoje entregando a Francisco França, a escola mais distante do Secretaria Municipal de Educação, e isso é muito simbólico. Da escola mais próxima, como a Antônio Fagundes, à escola mais distante, nós já atuamos, com serviços de manutenção lá e com a total revitalização aqui”, afirmou, acrescentando:

“Da maior escola, como a Manoel Assis, que tem mais de 600 crianças, à menor escola, na zona rural, nós estamos entregando climatizada, com equipamentos novos, mostrando que o importante para nós é o aluno, independentemente de estar na zona rural ou na zona urbana, em uma escola grande ou pequena. Nós estamos chegando a todas as crianças da Rede Municipal de Ensino, é exatamente esse o propósito do ‘Mossoró Cidade Educação’”, ressaltou.

O prefeito Allyson Bezerra também destacou a importância dos investimentos em educação, da zona urbana à zona rural. “Essa inauguração é muito simbólica, porque ela é a menor unidade de ensino da cidade de Mossoró, mas a mesma vontade, a mesma empolgação, o mesmo investimento que a gente está fazendo nas escolas da cidade, que têm centenas de estudantes, a gente está fazendo aqui também na comunidade rural do Córrego Mossoró”, disse, complementando:

“É um local onde estão sendo fomentados sonhos, projetos. Com certeza, daqui, de um local distante do centro da cidade, eu não tenho a mínima dúvida, que a gente está levando uma educação boa, de qualidade, e eles vão ter uma grande oportunidade de, com dedicação, esforço, estudarem e conseguirem ser aquilo que elas querem ser, sonham em ser, isso tudo graças à educação”, finalizou o gestor.

SERVIÇOS

De acordo com a Secretaria Municipal de Infraestrutura, Meio Ambiente, Urbanismo e Serviços Urbanos (SEIMURB), as obras na unidade contemplaram toda a estrutura do prédio com serviços em diversas frentes, como, por exemplo, revisão elétrica e hidráulica, de cobertura, descupinização, pintura, revisão de esquadria de madeira e de ferro, obras de acessibilidade, entre outras.

Conforme dados da Coordenadoria de Registro e Inspeção Escolar da Secretaria Municipal de Educação, a Escola Francisco França, que integra o Núcleo Municipal de Educação Rural (NMER) Neci Campos, possui 19 alunos matriculados, em turmas da Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

Outras unidades da Rede Municipal de Ensino também passam por serviços de reforma e manutenção. Desde o início de 2021, a partir de um trabalho de diagnóstico da situação estrutural das escolas e Unidades de Educação Infantil (UEIs) do município, a Prefeitura de Mossoró tem buscado reverter a realidade encontrada na Rede.

Nessa perspectiva, a gestão concluiu obras inacabadas (UEIs Zezinha Gurgel, Alice Dias e Elineide Carvalho Cunha), transferiu unidades para prédios em melhores condições de funcionamento, inaugurou a UEI Neusa Xavier Linhares, no conjunto Nova Mossoró, e realizou serviços de revitalização e reforma em diversos equipamentos, totalizando, até o momento, 18 entregas à população mossoroense.