Criança Alfabetizada: gestores e supervisores da Rede Municipal de Ensino participam de trilha formativa
Integrando as atividades do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), aconteceu nesta sexta-feira (25) o terceiro encontro formativo do 2º módulo do Programa de Alfabetização do Rio Grande do Norte (Pró-Alfa), direcionado a gestores, supervisores, técnicos e coordenadores das Redes de Ensino do Município e do Estado. A trilha formativa foi realizada na Universidade Potiguar (UnP).
O encontro contou com a participação do secretário municipal de Educação de Mossoró, professor Marcos Oliveira, que ressaltou a importância da iniciativa promovida pelo Governo Federal em parceria com os Municípios e Estados.
“Trata-se de uma formação que tem como meta preparar professores, supervisores escolares e coordenadores pedagógicos com a finalidade de que o Estado brasileiro possa, até 2030, superar 80% de alfabetização da criança na idade certa, ou seja, até o final do 2º ano, com no máximo sete anos de idade”, pontuou.
O secretário explicou ainda que, no âmbito da Rede Municipal de Ensino, foram definidos professores-formadores, que participam de capacitações promovidas pela Fundação Getúlio Vargas em Natal e, posteriormente, organizam as formações que são ministradas com gestores, supervisores e os docentes.
“É um esforço que está sendo feito pela União, e também pelos Municípios e Estados, na perspectiva de criar uma ambiência dentro da escola que seja favorável à aprendizagem e, especificamente, à produção de leitura e escrita pelos nossos estudantes até o 2º ano do Ensino Fundamental”, frisou Marcos Oliveira.
Articuladora municipal da Rede Nacional de Articulação de Gestão, Formação e Mobilização (Renalfa), a professora Joralice Cristina também ressalta a relevância do programa lançado pelo Governo Federal, com adesão da Rede Municipal de Ensino de Mossoró.
“Dentro do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, nós estamos trabalhando cinco eixos: Governança, Formação, Boas Práticas, Infraestrutura e Avaliação. As formações acontecem divididas em trilhas, para professores do 1º e 2º ano; professores do 3º ao 5º ano; coordenadores ou supervisores e ainda para os gestores. Hoje nós estamos realizando nosso terceiro encontro formativo do Pró-Alfa. O próximo encontro acontecerá no dia 8 de novembro”, finalizou Joralice.
Foto: divulgação/PMM
É BRONCA!