A Prefeitura de Mossoró, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), realizou na tarde desta terça-feira (20) a entrega de novos equipamentos na Escola Municipal Sindicalista Antônio Inácio, localizada na comunidade rural da Barrinha. Uma ação do programa “Mossoró Cidade Educação”.
“Estamos entregando hoje nesta escola equipamentos como cadeiras, armários, mesas, carteiras de forma geral e também aparelhos de ar-condicionado em todas as salas de aula da Escola Municipal Sindicalista Antônio Inácio. É o maior investimento que a comunidade da Barrinha pode receber, educação para criança, para a juventude, para os filhos dos pais e das mães de família daqui da comunidade que é o programa ‘Mossoró Cidade Educação’ chegando à zona rural e em toda a cidade, com muita educação para o nosso município”, declarou o prefeito Allyson Bezerra.
A Escola Municipal Sindicalista Antônio Inácio é a primeira da zona rural a receber a climatização em todas as salas de aula. Para a titular da pasta, Hubeônia Alencar, as ações realizadas nas escolas da zona rural é uma forma de inclusão social e reconhecimento a esse público que por muito tempo foi esquecido.
“Voltamos hoje à Barrinha de forma muito significativa, uma unidade que nós já havíamos passado entregando totalmente reformada, cuja a parte elétrica inclusive nós havíamos feito. E estamos hoje marcando uma nova era. O calor ficou para trás. Estamos entregando a primeira unidade 100% climatizada na zona rural, começando com centrais de ar em todas as salas de aula da Rede Municipal de Ensino. Temos feito questão de sempre começar nossas ações pela zona rural, é uma forma de inclusão social, é um reconhecimento a esse público que por muito tempo ficou esquecido, nós somos oriundos da zona rural e sabemos o que é sentir na pele o descaso da gestão pública com o campo”, enfatizou.
A escola recebeu 1 geladeira; 1 fogão; 1 bebedouro; 1 freezer; 1 liquidificador; 10 conjuntos de mesas e cadeiras para professores; 1 armário para cozinha; 2 armários para sala de aula; 1 estante de aço e 7 quadros para sala de aula.
“É com muita alegria, felicidade e gratidão que recebemos esses equipamentos. Antigamente as escolas da zona rural nunca eram vistas, sempre a gente recebia as sobras que vinham das escolas da zona urbana e hoje estamos pela primeira vez recebendo esse reconhecimento, recebendo tudo novo. Toda a escola e famílias só têm a agradecer”, disse a diretora Josyane Feliciano.
“Nós fomos a primeira escola da zona rural privilegiada com a reestruturação. Quando o âmbito escolar está mais organizado, recebe mais estrutura, a aprendizagem se torna mais fácil. Juntando isso à valorização dos professores e mais verba para a escola, isso faz com que nosso entusiasmo aumente e, consequentemente, os alunos aprendam mais”, relatou o professor de matemática, Djair Eduardo.
O programa ‘Mossoró Cidade Educação’ irá beneficiar mais de 22 mil alunos de toda a Rede Municipal de Ensino com instalações de mais de 2,2 mil centrais de ar; aquisições de mais de 6 mil equipamentos de informática e aquisição de mais de 10 mil carteiras novas para todas as unidades de ensino.
“Eu como mãe e todas as mães estamos realizadas em ver todos os benefícios que a escola tem recebido. Pela primeira vez essa escola está sendo reconhecida. Nós que já passamos um dia por essa escola, vemos hoje no que ela está se tornando e isso nos deixa felizes”, pontuou a mãe do aluno Saulo Raí, de 8 anos, Marilene Zumba.
“Estou muito feliz e meu filho também, ele só fala nessa reforma da escola, que está muito confortável porque antes ele não conseguia nem ficar sentado na cadeira e hoje em dia está muito diferente, vejo ele muito mais interessado em estudar”, acrescentou a mãe do adolescente Eduardo da Silva de 16 anos, Mayane Yáscara.
A Prefeitura de Mossoró acredita que investir na educação do município é investir em um futuro melhor para as crianças e adolescentes, resgatando a dignidade das pessoas. “Estou achando muito bom essas melhorias na escola, facilita nosso aprendizado”, concluiu a aluna Raika Sofia.
Foto: Allan Phablo (Secom/PMM)