MOSSORÓ RECEBE CABINE DE BIOSSEGURANÇA PARA REALIZAÇÃO DE EXAMES DE ESPIROMETRIA

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), em parceria com a empresa Boehringer Ingelheim, realiza durante toda esta semana um mutirão de exames de espirometria na Unidade Básica de Saúde (UBS) Duclécio Antônio de Medeiros. Até a próxima sexta-feira (23), 90 pacientes serão atendidos.

Para a realização do procedimento, o município recebeu a cabine de biossegurança projetada pela farmacêutica. O equipamento auxilia no diagnóstico preciso de doenças pulmonares crônicas e tem como objetivo criar uma proteção extra para todos os envolvidos no processo do exame. Equipada de tecnologia de alta performance com dois filtros (HEPA e Ulpa) que permitem eliminar 99,9% de vírus e bactérias, purificando assim todo o ar que entra e sai da cabine em apenas um minuto.

Desde o início da pandemia, em função do alto risco de contágio por Covid-19, essa avaliação passou a ser recomendada apenas em casos extremamente necessários, atrasando o diagnóstico de doenças respiratórias como a asma e a DPOC (Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica) popularmente conhecida como enfisema pulmonar.

A cabine é completamente fechada. O isolamento e a filtragem microbiológica do ar reduzem o risco de contaminação para técnicos, médicos e demais pacientes e profissionais de saúde. A espirometria é um exame em que o paciente sopra em um aparelho para medir a sua capacidade e a função pulmonar, podendo disseminar aerossóis – que podem conter microrganismos como bactérias, vírus da gripe e o coronavírus SARS-CoV-2 (causador da Covid-19).

A cabine de biossegurança é 100% brasileira e chega como uma alternativa viável mesmo na pandemia de Covid-19. Ela permite reduzir a fila de pessoas já cadastradas no Sistema Único de Saúde (SUS) elegíveis para a realização da espirometria e auxiliar no diagnóstico e na avaliação de eventuais sequelas pulmonares pós-Covid 19.

A cabine de biossegurança para espirometria foi apresentada no congresso Americano de Tórax (ATS) em 2021, e que foi citada na lista de referência da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ela faz parte do Programa AbraçAR, uma iniciativa da Boehringer Ingelheim do Brasil na prestação de serviços à saúde respiratória brasileira. Desde 2012, a companhia realiza gratuitamente, em parceria com secretarias municipais, estaduais e instituições de saúde, exames de espirometria de acordo com a solicitação e a autorização dos serviços, além de promover programas de capacitação de agentes e profissionais de saúde.