O ciclismo está além de um esporte, ele pode ser também considerado como um estilo de vida. Existe o ciclismo profissional e o ciclismo convencional e é desse que falaremos aqui nessa matéria feita com ciclistas de Mossoró.
Deixar o sedentarismo de lado pode ser um desafio para quem não está acostumado a tirar alguns minutos do dia para se exercitar. Porém, a partir do momento em que o corpo se acostuma com a atividade física, ela se torna um prazer e uma necessidade. Com o ciclismo não é diferente e os benefícios desse esporte vão muito além da perda de peso e do ganho de condicionamento físico, já que o também auxilia em diversos fatores que mantém o corpo saudável, como por exemplo, redução dos índices de colesterol, melhora da respiração e da saúde do coração, entre outros.
“Descobri o ciclismo há 7 anos, passei por momentos difíceis em minha vida, mas a bike me mostrou um novo caminho. Eu estava saindo de um relacionamento conturbado, e isso afetou várias áreas da minha vida. Tenho o ciclismo como estilo de vida, me sinto livre” Disse a ciclista Márcia Jany.
“Falar do ciclismo é difícil e ao mesmo tempo fácil, a gente começa a pedalar se empolga e ai vem os resultados. Eu tinha taxas altas de ácido úrico e depois da bicicleta vejo tudo em sob controle. Pontuou.
“Tudo começou em 2008 quando meu irmão começou a pedalar e me incentivou a comprar minha primeira bike, comecei e parei várias vezes, fui mãe do meu segundo filho, retornei firmemente em 2020 levando também o incentivo a mais pessoas como por exemplo, minha mãe de 61 anos gatíssima por sinal e ciclista raçuda.” Disse Sonara.
“Tenho maior orgulho da pessoa que me tornei hoje, graças ao ciclismo.
Hoje sou uma pessoa mais saudável tanto fisicamente como emocionalmente, o ciclismo pra mim não é só um esporte, mas sim, uma terapia diária, amo pedalar e amo ainda mais incentivar pessoas a pedalar.” Concluiu.
O ciclismo ganhou força nesses últimos anos em Mossoró. É notório a quantidade de pessoas praticando esse esporte, um dos que mais cresce na cidade, por sinal. Um esporte que insere todas as idades, crianças, jovens, adultos e idosos que começaram por um incentivo, necessidade de uma saúde melhor ou apenas por lazer. Mossoró tem se tornado a “capital nacional das bicicletas”. Várias equipes são formadas por pessoas comuns em todas as regiões da cidade.
Além do “bom e velho” treino, a turma tem enfrentado desafios em cima das magrelas, há grupos fazendo bate e volta para cidades vizinhas como, Tibau, Areia Branca, Grossos, Upanema, Assú, Apodi, Serra do Mel entre outra cidades vizinhas de Mossoró.
Tem equipes que vão além dos chamados longões e enfrentam os chamados desafios, saindo de Mossoró e indo até as cidades de Natal e Fortaleza percorrendo cerca de 300km em cima de uma bicicleta.
“Na bicicleta eu me sinto livre, ‘dono do mundo’. É aqui que tudo que não serve sai, tanto do meu corpo, como da minha mente. A bike é minha terapia diária. Quer viver melhor? Compre uma bicicleta e venha pedalar conosco.” Disse Jailton Costa cheio de entusiasmo.
Além dos “bicicleteiros” de Mossoró, a cidade promove anualmente a Prova Ciclística Governador Dix-Sept Rosado, ano passado aconteceu a 73ª edição, se tornando competição mais antiga (sem interrupções) do ciclismo no Brasil, realizada pela Prefeitura Municipal de Mossoró, através da Secretaria Municipal de Esporte e Juventude (SEMEJ).
E você? O que acha de começar a praticar o ciclismo? Incentivos e exemplos de superação é o que não faltam.
É BRONCA!