A alegria do “Mossoró Cidade Junina (MCJ)” já é uma realidade no município e reflete o trabalho que a Prefeitura de Mossoró tem desenvolvido com vistas a realizar mais uma grande edição do evento. Dedicada a essa estruturação, a gestão municipal apresentou nesta terça-feira (28) o conceito, a nova identidade visual e o plano de execução do MCJ para este ano. A solenidade aconteceu no Teatro Municipal Dix-huit Rosado.
O “Mossoró Cidade Junina 2023” será realizado no período de 3 a 24 de junho e este ano o conceito do evento está alicerçado em uma premissa: as pessoas em primeiro lugar, priorizando a humanização. “Quando falamos em humanização, é sobre oportunizar espaço para todos. E é isso que estamos pretendendo para o nosso ‘Mossoró Cidade Junina’”, declarou o prefeito de Mossoró, Allyson Bezerra.
Na ocasião, o chefe do Executivo Municipal detalhou a identidade visual do MCJ para a edição deste ano. Além da nova logomarca, o prefeito apresentou o slogan do evento, “No São João Mais Cultural do Mundo… É Você Quem vai Brilhar”, que estará alinhado à proposta de prestigiar a população no “Mossoró Cidade Junina 2023”.
“‘É Você Quem Vai Brilhar’ é a marca do São João mais cultural do mundo. É esse sentimento que queremos transmitir às pessoas”, ressaltou Allyson Bezerra.
Titular da Secretaria Municipal da Cultura, Igor Ferradaes salientou que o Município tem se empenhado para que o “Mossoró Cidade Junina 2023” possa ser pautado pela organização. “Já começamos mostrando organização. Iniciar o ano divulgando um projeto dessa magnitude já indica que será um evento muito bem organizado”, disse.
Com a finalidade de promover um MCJ feito para as pessoas, também foram destacadas outras iniciativas que o Município pretende implementar para assegurar a amplitude do evento: experiências instagramáveis; acessibilidade, com o objetivo de garantir um São João para todos; segurança reforçada em todos os polos; humanização antes, durante e depois do evento; e exaltação da diversidade cultural.
O “Mossoró Cidade Junina 2023” tem ainda uma particularidade: será o primeiro MCJ desenvolvido sob a vigência do decreto que proíbe fogos ruidosos. A Prefeitura de Mossoró oficializou a assinatura do Decreto nº 6.692, que regulamenta a proibição do manuseio, utilização, queima e soltura de fogos ruidosos no âmbito do município. O decreto foi assinado pelo prefeito Allyson Bezerra no dia 10 de novembro de 2022, em solenidade com a presença de secretários municipais e diversos representantes da causa animal, idosos, autistas e outros públicos.
SEGURANÇA
A Prefeitura também está dedicada a garantir segurança ao longo do “Mossoró Cidade Junina”. A edição 2022 foi a mais segura de todos os tempos. Mais de 750 agentes de segurança atuaram em todos os polos. Para este ano, a meta é aprimorar o trabalho realizado.
O MCJ contará com sistema de reconhecimento facial e entradas ampliadas em quantidade e tamanho para acesso ao “Pingo da Mei Dia”, Estação das Artes e “Boca da Noite”.
Haverá também otimização do acesso no que se refere a esses eventos e local, com redução do tempo de espera das filas, que serão separadas por categorias: homens, mulheres, entrada exclusiva para pessoas com cooler. Outra diretriz do evento será a proibição da entrada e comercialização de garrafas de vidro em todos os polos.
Já no tocante à estrutura, a Prefeitura disponibilizará áreas exclusivas para banheiros na Estação das Artes.
NOVOS POLOS
O calendário da programação e os polos do “Mossoró Cidade Junina 2023” também foram anunciados durante o evento desta terça-feira.
A programação do MCJ 2023 se iniciará no dia 31 de maio, na Arena Deodete Dias (destinada aos concursos de quadrilhas juninas), sendo encerrada no dia 24 de junho com o evento “Boca da Noite”.
Os polos tradicionais do MCJ estão confirmados para a edição deste ano: Polo Estação, Chuva de Bala, Cidadela e Quadrilhas. Mas, com o objetivo de tornar o “Mossoró Cidade Junina” ainda melhor, a Prefeitura preparou novidades, idealizando novos polos que vão assegurar a expressão cultural do evento. São eles: Polo Arraiá do Povo, Polo Poeta Antônio Francisco e Polo Circo do Forró, funcionando na Praça da Convivência.
O Polo Arraiá do Povo será instalado no Parque de Exposições Armando Buá e exaltará o São João raiz, com programação aos finais de semana, das 11h às 18h. No local, haverá atrações culturais e praça de alimentação, em um espaço pensado para toda família.
As atividades do Polo Poeta Antônio Francisco serão desenvolvidas no Memorial da Resistência e terá como foco a valorização da cultura popular. O polo irá dispor de palco para intervenções artísticas, além de exposição típica junina em cartaz durante todo mês de junho, no Salão Joseph Boulier.
Já o polo Circo do Forró funcionará na Praça da Convivência, com programação todos os dias, de 7 a 24 de junho, movimentando o Corredor Cultural. O espaço será dedicado à apresentação de artistas locais e música regional.
ATRAÇÕES CONFIRMADAS
Ainda durante o evento, Allyson Bezerra anunciou algumas atrações para o MCJ deste ano. Para o polo Arraiá do Povo, o prefeito confirmou a participação da banda Cavaleiros do Forró, Kátia Cilene e Waldonys. No Polo Estação, a presença confirmada é de Nattanzinho. Já o “Pingo da Mei Dia” contará com a alegria de Bell Marques e Raí Saia Rodada.
CALENDÁRIO DA PROGRAMAÇÃO DO MCJ 2023
Pingo da Mei Dia – 3 de junho
Chuva de Bala – 7, 8, 9, 10, 11, 13, 15, 16, 17, 18, 22 e 23 de junho
Estação das Artes – 7, 8, 9, 10, 15, 16, 17, 22 e 23 de junho
Polo Arraiá do Povo – 10, 11, 17, 18 e 24 de junho
Polo Poeta Antônio Francisco – 7 a 24 de junho
Circo do Forró – 7 a 24 de junho
Cidadela – 7, 8, 9, 10, 11, 15, 16, 17, 18, 22, 23 e 24 de junho
Arena Deodete Dias – 31/5, 1, 2, 7, 8, 9, 10, 11, 16, 17, 18 e 23 de junho
Boca da Noite – 24 de junho