A Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania (Semasc), por meio da Gerência Executiva da Gestão do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e Coordenação da Segurança Alimentar e Nutricional, realizou na última quarta-feira (19) uma roda de conversa com as mulheres artesãs abordando “A importância da nutrição na prevenção do câncer de mama”. A referida ação foi realizada no Centro Social Juracir Conceição, localizado à rua Melo Franco, 1310, Santo Antônio. A mesma compõe a rede privada de serviços socioassistenciais no município e inscrita no Conselho Municipal de Assistência Social.
Gerente Executiva da Gestão do SUAS, Rita de Cássia apontou trabalhar transversalidade de temas de grande relevância. “A importância de trabalharmos a transversalidade de temas e intersetorialidade das ações, por exemplo, a campanha “Outubro Rosa” faz alusão à prevenção do câncer de mama, pois este é um problema de saúde pública, e trabalhada de forma mais enfática pela saúde, mas é uma temática de extrema relevância que deve ser abordada em todos os espaços e abraçada por todas as políticas públicas, como saúde, educação e assistência social”, declarou.
Presidente do Centro Social Juracir Conceição, Francisca Hilzete fala sobre a satisfação de contar com o apoio de parceiros na instituição. “É uma satisfação contar com o apoio dos parceiros da instituição, como a Secretaria Municipal de Assistência Social e Cidadania, a Secretaria Municipal de Saúde e com o Serviço Social do Comércio (SESC) pelo Programa Mesa Brasil, entre outros, pois isso fortalece nosso trabalho com o público que aqui é assistido”, disse.
Coordenadora da Segurança Alimentar e Nutricional da SEMASC, Milena Cajarana ressalta a importância do papel do profissional da nutrição. “O profissional nutricionista é fundamental no processo de prevenção e tratamento do câncer de mama, em razão de possuir todas as competências para elaborar um plano alimentar saudável e equilibrado, tornando-se um facilitador por meio da educação nutricional, contribuindo em escolhas alimentares mais inteligentes”, concluiu.